No dia 11 de fevereiro, entre os Trend Topics do Twitter estava o “orkut ouro”, uma suposta versão paga da rede social que segundo se comentava teria recursos como informações sobre visitantes, proteção contra bloqueio de outros usuários, visualização de todas as fotos privadas e acesso livre a comunidades moderadas, além de muitas outras vantagens. Fraudes a parte, existem sim maneiras reais de se lucrar com o Orkut, mas se aproveitar de brincadeiras como essa não é uma delas.
Na verdade tudo não passou de uma brincadeira de péssimo gosto elaborada por um grupo de amigos e que começou no blog de Pedro Vanzella. O estudante de engenharia da computação publicou em seu blog os benefícios do “orkut ouro” e que para ter acesso a eles seria necessário enviar um e-mail informando os dados pessoais, inclusive a senha de seu perfil. Quando percebeu que a situação havia fugido do seu controle graças ao Twitter, ele rapidamente alterou o texto dizendo que tudo não passou de uma brincadeira. Ao todo ele recebeu mais de 200 e-mails de pessoas burras inocentes que caíram na piada, mas o blogueiro (nem sei se ele merece ser chamado de blogueiro) afirma que apagou todas as mensagens e que não utilizou os dados contidos nelas.
O fato acabou na mídia e agora o palhaço estudante corre o risco de sofrer um processo do próprio Google – chupapedro - que afirma que a marca orkut foi utilizada sem o consentimento da empresa e com fins de prejudicar usuários da rede. O “criador” do Orkut Ouro pediu desculpas, mas afirmou que não irá apagar a página até que o Google peça para ele tirar o artigo do ar.
Pediu desculpas, mas foi muito tarde, quando tudo saiu do controle outros usuários do microblog começaram a enviar mensagens dizendo possuir convites para o “orkut ouro” e que bastaria apenas enviar senha e login para ter acesso a eles.
Usuários do Mercado Livre também entraram na onda e iniciaram a venda de convites por até R$ 1539,00 mas depois também alegaram não ter convite algum e ter apenas entrado na brincadeira!
Até agora não se sabe quantas pessoas podem ter sido prejudicadas, é por causa de atitudes assim que os blogueiros muitas vezes são mal vistos por outros profissionais da Internet e até mesmo pela mídia em geral, gente assim mancha o nome de todos nós. Para finalizar esse post eu só tenho uma coisa a dizer:
0 comentários:
Postar um comentário